''Guerra'' à Tesla: sete grupos automóveis unem-se para criar rede eléctrica única

BMW Group, General Motors, Honda, Hyundai, Kia, Mercedes-Benz Group e Stellantis NV juntaram-se para acelerar a transição para os "eléctricos".

A parceria envolve a criação de uma rede eléctrica comum para a América do Norte para tornar os carregamentos mais conveniente, acessível e fiável.

O projecto envolve a instalação de 30.000 pontos de carregamento de alta potência em aglomerados urbanos e auto-estradas.

As estações de carregamento serão acessíveis a todos os veículos eléctricos, disponibilizando conectores CCS (Combined Charging System) e NACS (North American Charging Standard).

Com a abertura das primeiras estações previstas para o próximo Verão, a joint venture irá alavancar fundos públicos e privados.

É objectivo da parceria tornar-se a principal rede de postos de carregamento fiáveis de alta potência na América do Norte.

Segundo o departamento de energia dos Estados Unidos, em Julho existiam 32 mil carregadores rápidos DC abertos ao público no país para 2,3 milhões de veículos eléctricos, o que dá uma proporção de 72 viaturas por carregador.

O NREL (National Renewable Energy Laboratory) estima que, até 2030, serão necessários 182 mil carregadores rápidos DC para suportar entre 30 milhões a 42 milhões de veículos electrificados.

Prevê-se que as vendas de viaturas eléctricas nos Estados Unidos ultrapassem 50% do total de vendas até ao final desta década.

A expansão de uma infra-estrutura de carregamento fiável será ainda mais crucial para a adopção generalizada da electromobilidade.

Já segue o Aquela Máquina no Instagram?

Em destaque